POSTUROLOGIA
O termo Posturologia tem por essência uma grande abrangência, já que se refere ao estudo de um conjunto de sistemas integrados do corpo, que deve trabalhar coordenadamente para propiciar ao ser humano, o desafio constante de se manter equilibrado na posição bípede. Além disso, estuda a relação entre a postura e as mais diversas patologias, essencialmente as crônicas.



São diversos os sistemas responsáveis por uma postura equilibrada, mas todos eles estão subordinados a um comando superior, que determina de forma sutil, as diversas correções tônicas posturais. Este comando está a cargo dos centros labirínticos.

Subordinados aos centros labirínticos, os denominados captores posturais são elementos essenciais para a manutenção de uma postura adequada, tais como; captor podal, captor oclusal e captor ocular. A posturologia também ensina a prestarem atenção às cicatrizes patológicas que modificam o sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desregulados, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como:

- Hérnias discais

- Artroses, dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais)

- Nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas;

- Dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés);

- Deformações na coluna (hipercifose, escoliose, hiperlordose);

- Patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites);

- Cefaleias e vertigens;

Portanto a Osteopatia Postural tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las afim de reprogramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.

VEJA TAMBÉM
   Osteopatia Craniana
   Osteopatia Estrutural
   Osteopatia Visceral
   Sobre a Osteopatia
© JAIME SOARES